segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

PROVOCAÇÕES DE ADEPTOS

Todas as semanas por este ou aquele motivo, os Arbitros são confrontados nos pavilhões por onde apitam, com insultos e ameaças por parte de alguns adeptos de algumas determinadas equipas.
Até aqui nada de mais.
No entanto chegou ao nosso conhecimento, que durante um jogo de futsal de camadas jovens realizado num Pavilhão em Leça da Palmeira, um Arbitro no exercicio das suas funções, foi brutalmente insultado durante todo o jogo, e que inclusivé terá tambem levado uma bofetada, junto á vedação que separa a superficie de jogo da bancada, enquanto dirigia o encontro.
Alegadamente o Arbitro em questão, terá mesmo interrompido o encontro e solicitado á força Policial presente no jogo, a identificação do espectador.
Mesmo assim, e tendo a força policial garantido a segurança do arbitro, o mesmo terá reiniciado a 2ª parte do jogo, onde o adepto em questão terá permanecido dentro das instalações desportivas.
Juntamente com outros adeptos o agressor, continuou com os mesmos insultos acrescentando ameaças ignorando a presença da autoridade junto de si, instigando também alguns jogadores a acertar com a bola no referido arbitro.
A confirmar-se a veracidade dos factos, tal comportamento é muito grave !
São sempre atitudes reprovaveis e de lamentar, para quem se depreende ir ver um espectaculo desportivo e não assistir a uma luta livre!
Todos sabemos que existem pavilhões de dificil acesso, e que maioritáriamente as vedação são junto ás cadeiras das bancadas, o que proporciona ao espectador uma prespectiva diferente do encontro de futsal.
O que não pode acontecer, é este tipo de situações que podem inclusivé, ser altamente penalizadoras para a equipa.
A nova lei do desporto é muito clara, pena é não ser aplicada na maioria das vezes.
Apela-se por isso uma maior intervenção das forças policiais nestes casos, bem como á AF Porto na penalização " exemplar" para os clubes cujo os adptos tenham este tipo de comportamentos com todos os agentes desportivos.

1 comentário:

  1. boas,
    a mim enquanto arbitro aconteceu-me uma situação idêntica (sem haver agressão), mas depois da força policial identificar o adepto, desloquei-me até ao posto de policia e apresentei queixa, visto o adepto ter cometido um crime publico (ameaças de morte),
    o ministério publico moveu-lhe um processo crime tendo o adepto ficado com termo de identidade e residência. O julgamento é dia 27.
    Isto tudo sem eu gastar um cêntimo e apenas ter perdido um par de horas.
    Ás vezes também é preciso os árbitros irem ao extremo e fazerem valer os seus direitos...

    ResponderEliminar