terça-feira, 16 de março de 2010

REPAROS NAS LEI 5 - Futsal

Regra 5 - Árbitro principal

Um árbitro principal deverá ser designado para dirigir uma partida. Sua função é o exercício dos seguintes poderes que as regras lhe outorgam:

a. Aplicar as regras de jogo do Futsal e decidir sobre qualquer divergência oriunda de sua prática, sendo suas decisões, em matéria de fato, finais e irrecorríveis desde que se relacione com o resultado da partida.

b. Suas funções começam no momento de sua entrada no local onde se encontra a quadra de jogo onde a partida será realizada e terminam com a entrega de seu relatório na entidade a que estiver vinculado ou a serviço.

c. Não marcar as infrações que, se o fizer, poderá estar favorecendo a equipe infratora.

d. Relatar todos os incidentes que ocorrerem antes, durante e após a partida.

e. Terá poder irrestrito para interromper a partida em virtude de qualquer infração às regras, suspender ou terminar a partida por motivos de más condições atmosféricas, interferências de espectadores ou de qualquer outro fato que imponha tal medida, sempre que assim julgar conveniente devendo, neste caso, relatar o ocorrido, com precisão, observado o prazo estipulado pela entidade sob cuja jurisdição a partida estiver sendo disputada.

f. Advertir qualquer atleta responsável por procedimento irregular ou atitude incorreta e, no caso de reincidência, impedi-lo de continuar participando da partida, devendo, em tais hipóteses, mencionar em seu relatório a identificação do infrator e, com exatidão, os motivos da infração.

g. Impedir a entrada na quadra, sem sua ordem, de qualquer pessoa, com exceção dos atletas participantes e comissão técnica.

h. Paralisar a partida se julgar que algum atleta tenha sofrido uma lesão mais séria, determinando a retirada do mesmo da quadra de jogo tão logo seja possível e reiniciando imediatamente a partida. Se um atleta lesionar-se levemente, não deverá paralisar a partida, aguardando que a bola saia de jogo e o atleta seja removido, ou se locomova, até o local mais próximo de onde se encontra para deixar a quadra de jogo, sempre com a autorização do árbitro.

i. Se um atleta estiver sangrando deverá solicitar a substituição ou retirada do mesmo para que seja atendido e medicado, sanando-se a irregularidade.

j. Expulsar definitivamente da partida, sem prévia advertência, o atleta responsável por conduta violenta e intencional atentatória a integridade física do seu adversário, seu companheiro de equipe ou qualquer outra pessoa.

k. Expulsar, sem prévia advertência, o atleta, técnico ou treinador ou outra pessoa interveniente da partida, investida das funções de direção ou mando, por atitude atentatória a moral ou por conduta antidesportiva.

l. Dar sinal para o início ou reinicio da partida após as interrupções.

m. Decidir se as bolas colocadas à disposição para a partida atende às exigências da regra oficial.

n. Discordar e não aplicar propostas para alterar as regras oficiais durante o transcorrer da partida.

o. Nas infrações cabe somente ao árbitro autoridade para contar em metros, a distância regulamentar, fazendo-se em passos.

p. Inspecionar e aprovar, ou não, os elementos julgados indispensáveis para a realização de uma partida, o equipamento dos atletas e as condições da quadra de jogo antes ou no intervalo das partidas quando, nesse sentido, for solicitado por quem de direito. Se o árbitro principal e o árbitro auxiliar, simultaneamente, assinalam uma infração e existe uma discordância na interpretação da regra, prevalecerá a decisão do árbitro principal.

Recomendações:


O árbitro principal deverá fazer antes do início da partida, juntamente com o seu auxiliar, anotador e cronometrista, um planejamento sobre a maneira que irão atuar na partida.

O árbitro principal deverá estar sempre em sintonia com o anotador, confirmando as sinalizações feitas pelo mesmo, com relação às faltas cometidas pelos atletas e os cartões aplicados.


Os árbitros podem aplicar cartões amarelos ou vermelhos nos intervalos ou após o término dos jogos, enquanto os atletas ou membros da comissão técnica estiverem dentro da superfície do jogo.

Os árbitros, se julgarem necessário, podem modificar uma decisão quando se dão conta de que tomaram uma decisão incorreta, desde que não tenham reiniciado ou dependendo do caso terminado a partida.

Os árbitros, se constatarem que alguma pessoa usou um apito e atrapalhou os atletas no decorrer do jogo, poderão paralisar, reiniciando com bola ao chão.

Recomendações:

Os árbitros podem aplicar cartões amarelos ou vermelhos nos intervalos ou após o término dos jogos, enquanto os atletas ou membros da comissão técnica estiverem dentro da superfície do jogo, devendo colocar no relatório que foi após o término do jogo.

1 comentário:

  1. por favor não metam em portugal temas brasileiros
    que são só para confundir
    se querem informar, informes as normas de Portugal
    não brinquem com o Futsal

    ResponderEliminar