quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O PAPEL DO OBSERVADOR DOS ÀRBITROS


O papel do observador na estrutura da arbitragem, é de relevante importância. Contribui definitivamente, para a formação do árbitro.
O seu trabalho em forma de relatório, destina-se ao Conselho de Arbitragem, servindo de referência para aquilatar as potencialidades do árbitro e a sua forma no momento.

Simultaneamente, é enviado ao árbitro que o utilizará para melhorar ou manter a sua performance.

Daí o cuidado do observador na sua elaboração e conteúdo.

O Observador de árbitros é a pessoa a quem se atribui a missão de analisar e classificar o trabalho dos árbitros no desempenho da sua função de dirigir um jogo de Futsal.

Compete-lhe elaborar um Relatório Técnico que deve expressar, o mais objectivamente possível, o trabalho por eles desenvolvido durante o jogo.

O Relatório Técnico tem por finalidade:

• Pontuar os Árbitros com vista à sua classificação no final de cada época;

• Elucidá-lo sobre as suas actuações e os seus erros permitindo-lhe a possibilidade de formação contínua e aperfeiçoamento constante.

Isto torna a função do Observador de enorme responsabilidade, devendo esforçar-se por conseguir um juízo tão perfeito quanto possível sobre as capacidades do árbitro no presente e as suas possibilidades futuras.

O Observador deverá ser muito consciente e com um espírito de justiça muito profundo.

Deverá saber reconhecer quando o árbitro controla perfeitamente o jogo e julga com o máximo de objectividade.

As suas observações não devem ser consideradas negativamente, devendo conceder ao árbitro o benefício da dúvida sempre que, em matéria de facto, as decisões resultem de um critério de apreciação pessoal, mas, em contrapartida, ser rigoroso nos casos em que as Leis sejam fortemente violadas.

Ao Observador compete-lhe única e exclusivamente observar a actuação da equipa de arbitragem, ficando-lhe absolutamente vedado contactá-la antes, durante ou no fim do jogo, devendo, pelo contrário, manter-se o mais anónimo possível.

Também se recomenda que não deve comentar a actuação dos árbitros, quer esteja ou não em missão oficial.

O Observador também ajuda na Formação do Árbitro e esta formação incide sobre seis aspectos fundamentais:

• Conhecimento das leis do jogo

• Regulamentos

• Técnicas de arbitragem

• Disciplina

• Condição física

• Factores de personalidade

Com a imagem da personalidade do árbitro, cria-se no nosso espírito observador.

•Honestidade.
•Imparcialidade, decoro e rectidão
•Rigor técnico e civismo

Metodologia da observação

O observador deve utilizar em primeira instância, a percepção visual dos movimentos do árbitro, através de rápidas filmagens visuais.

O observador tem que avaliar em poucos segundos, se o árbitro agiu correctamente ou não.

Para isso o observador tem que dominar, as leis do jogo e regulamentos, saber se o árbitro os aplica, no tempo e momento certo.

Deve também compreender as complicações sucessivas do jogo.

Assim:

Saber observar é um dos principais objectivos, que o observador deve propor-se atingir, porque:

(Olhar é muito diferente de observar)

O nível da avaliação global deverá reflectir a imagem da actuação do árbitro e será obtida através da avaliação detalhada dos capítulos onde se descrevem os aspectos quantitativos e qualitativos.
As notas devem ser atribuídas com o máximo rigor, pois a avaliação incorrecta, pode levar o árbitro a cometer repetidamente os mesmos erros.
Lembrem-se que as notas "Excessivamente Bondosas" podem beneficiar árbitros que na realidade não merecem.

Pelo contrário, as notas "Excessivamente Rigorosas" podem prejudicar árbitros, causando falta de estímulo.
Sejam o mais justos possível na avaliação, pois só assim teremos os melhores árbitros com as melhores classificações.
Não se deixem cair no "erro de tendência central", no qual os Observadores atribuem as notas em volta da média, evitando comprometer-se com os resultados e classificações.
Evitem o "erro padrão", no qual os observadores estabelecem padrões muito altos para os árbitros mais categorizados muito baixos para os menos categorizados.
Evitem o "erro de halo", causado por sentimentos de simpatia ou antipatia e que faz com que o observador seja mais ou menos rigoroso.
Todos estes erros podem ser minimizados se o observador tiver noção da sua tarefa e se disciplinar na observação rigorosa dos itens a serem avaliados.


in http://onucleodefutsal.blogspot.com/

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