Nos dias que correm,lamentavelmente constatámos que a arbitragem a nível distrital está cada vez mais desapoiada e deixada á sua sorte.
Talvez em uma ou outra associação mais influente ou com mais dinheiro e poder, as coisas estejam um pouco melhores, mas em associações mais no interior e centro a arbitragem distrital está a cair no esquecimento e os apoios escasseiam.
Os cursos de árbitros são escassos e quando os há aparecem poucos candidatos,os prémios de jogo são miseráveis e os recibos verdes não ajudam em nada,os jogos a nível distrital são cada vez mais conflituosos e de baixo nível acarretando semana após semana graves problemas pessoais para os árbitros,todas estas situações fazem com que a arbitragem a nível distrital esteja cada vez mais esquecida e com pouca qualidade.
O governo deve o mais rápido possível desbloquear a questão dos recibos verdes ou corremos o risco de os campeonatos pararem por falta de árbitros e também dar mais apoio e protecção juridica aos mesmos...nas escolas devemos divulgar a arbitragem como parte integrante no desporto escolar como já podemos verificar numa ou outra escola do país.
A comunicação social deve divulgar a arbitragem pela positiva e não apenas negativamente para ganhar audiências.
Nem só estes problemas devem ser levados em conta,na minha opinião só quem gosta mesmo de desporto e neste caso da arbitragem é que por cá anda, a juventude neste momento apenas se interessa por internet e discotecas e nem para dar uns chutos numa bola se mexem...
Ser árbitro neste momento é uma nobre causa e devemos salvaguardar os poucos mas bons que por cá andam, esses sim devem ser lembrados e apoiados pelos conselhos de arbitragem de igual por igual e não apenas apoiarem incondicionalmente os árbitros que possuem na FPF, porque é debaixo que se criam os alicerces para se formarem árbitros competentes para as ligas profissionais e semi-profissionais.
Devemos também relembrar que alguns conselhos de arbitragem têm a sua actuação limitada pelas imposições criadas pelas associações ao qual pertencem, algumas que não dão o devido valor á arbitragem e olham para a mesma, como um "estorvo" á sua imagem e hipotéctica defesa do brio associativo...em tempos de crise e que seguramente se agravarão, temo pela continuidade do futsal e pela arbitragem distrital.
Na minha opinião, ou se criam e se dão apoios aos clubes e arbitragem, ou qualquer dia não existe nenhumas das duas coisas....infelizmente.
Pensem nisto e reflictam seriamente...pois tudo pode acabar !!!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário